Organizações com sete ou mais empregados em funções que exigem formação profissional devem, por lei, contratar jovens aprendizes. Mas no programa de aprendizes do Grupo Inova, vamos além do cumprimento legal para garantir uma oportunidade, de fato, para o desenvolvimento de talentos e o cuidado social.

 

Realizado em parceria com o Senac, o programa tem duração de um ano e alia aprendizado técnico e comportamental no Senac com a experiência prática no dia a dia de nossa empresa. Os jovens têm jornada reduzida e recebem benefícios como carteira assinada, bolsa-auxílio, férias, 13º salário e FGTS.

 

"Acompanhamos o crescimento desses jovens e buscamos moldar o profissional com os valores da empresa. Nosso objetivo é prepará-los para o futuro profissional, seja no Grupo Inova ou em outra instituição. Além disso, envolvemos a família nesse processo para que o responsável também acompanhe o desenvolvimento do jovem", explica a analista de RH da Inova, Thalita Gaspar.

 

O programa também possibilita que os aprendizes possam experimentar outras áreas de interesse. "Em algumas situações, o jovem não tem clareza sobre a carreira que deseja seguir, e conseguimos direcioná-lo. Caso ele se interesse por outro setor dentro da empresa e haja possibilidade, realizamos a movimentação interna", diz Thalita. Da mesma forma, a presença dos jovens traz ganhos positivos para a Inova, uma vez que eles trazem novas ideias, têm rapidez nas informações e contribuem para a produtividade.

 

Ao longo dos anos, cerca de 78 aprendizes passaram pelo programa, com muitos sendo efetivados após a conclusão da formação. É o caso do analista de suprimentos da Inova, Victor Silva. "Para mim, foi uma experiência transformadora e acredito que pode ser um grande diferencial para qualquer jovem que deseja crescer profissionalmente", afirma. Sobre sua efetivação, ele destaca: "Ser contratado significou o reconhecimento do meu esforço, dedicação e aprendizado ao longo do período. Além disso, mostrou que consegui agregar valor à equipe e ao setor em que atuei. Isso me motivou a continuar evoluindo e contribuindo para a empresa".

 

No dia 28 de fevereiro, uma turma do programa concluiu sua formação na Inova, e em março novos aprendizes iniciaram sua trajetória. Como mensagem para eles, Thalita aconselha: "Faça o melhor que puder, independentemente de gostar da tarefa ou de saber se ela será parte da sua carreira. Tudo o que você fizer será visto e pode abrir portas no futuro".


Venha fazer parte do Grupo Inova!