NOTÍCIA 24 DE AGOSTO DE 2017
Com uma história marcada por inovações significantes em todos os segmentos em que atua, a John Deere comemora, em 2017, os 50 anos de sua motoniveladora articulada. Lançado em 1967, o modelo JD570 foi pioneiro em muitas das inovações e desenvolvimentos que fazem parte das motoniveladoras atuais, por exemplo, a direção por chassi articulado, funções da máquina controladas hidraulicamente e a Estrutura Protetora Contra Capotamento (ROPS).
“Embora muitas vezes nos concentremos no presente e no futuro dos equipamentos, queríamos também homenagear o modelo JD570 e o papel que desempenhou na evolução da motoniveladora”, disse Luke Kurth, gerente de Marketing de Produtos de Construção & Florestal da John Deere. “O modelo JD570 é um verdadeiro testemunho de inovação e durabilidade, e podemos agradecer a ele por muitas das características que hoje vemos nas nossas motoniveladoras Série G”.
Antes do lançamento do JD570, as motoniveladoras eram máquinas de chassi rígido, com eixos traseiros maciços e, geralmente, apresentavam apenas direção de eixo dianteiro, o que resultava em pouca manobrabilidade. A introdução dos chassis articulados possibilitou que os operadores trabalhassem de forma mais eficiente, principalmente em áreas confinadas, algo inédito até então. Seus modos de direção permitiram aos operadores a chamada “direção caranguejo”, possibilitando usos completamente novos. Resultado: as rodas dianteiras da motoniveladora podiam ser articuladas para mover-se sobre encostas, leiras e valas, enquanto as rodas traseiras permaneciam firmemente apoiadas.
Também foi dedicado um enorme esforço ao projeto e desenvolvimento da sela da JD570. O resultado foi um projeto que permitia ao operador colocar a lâmina em ângulo de 90 graus, ou em qualquer outra inclinação, em menos de um minuto. A sela foi fixada à estrutura principal por meio de um exclusivo projeto de pino cônico, acoplada por pressão hidráulica – um pioneiro da indústria de motoniveladoras.
O modelo JD570 também foi a primeira motoniveladora, e possivelmente o primeiro equipamento de construção, a ter uma cabine com ROPS integral original de fábrica. No ano anterior ao seu desenvolvimento, a John Deere apresentou o primeiro ROPS comercialmente disponível para tratores agrícolas e, posteriormente, a companhia compartilhou, sem nenhum custo, a patente desse importante dispositivo de segurança com toda a indústria de máquinas.
A motoniveladora de 83 cavalos incorporou uma transmissão de mudança de marcha com oito velocidades de avanço e quatro reversas, com velocidade máxima de 33,7 km/h. A máquina inovadora vinha equipada com um escarificador de 3,65 m e uma distância entre eixos de 5,3 m, e pesava 9.198 quilos. Tinha ainda um raio de giro de apenas 5,45 m. A produção do JD570 ocorreu até 1971, quando o modelo foi atualizado para a série "A". A configuração do trem de força tornou-se a base das motoniveladoras da John Deere até 1997.
Confira a linha do tempo dos 50 anos da Motoniveladora.
Conheça as Motoniveladoras John Deere.