O mercado canavieiro é foco de constantes investimentos da John Deere, como a expansão da fábrica de Catalão (GO), em março, que aumentou a capacidade de produção de colhedoras de cana-de-açúcar no Brasil. Agora, a mais recente novidade para o segmento é a Pá-carregadeira 624K-II Versão para Bagaço de Cana, lançada na Agrishow.
Esta máquina conta com uma caçamba de 5,4 m³, adequada para a densidade do material movimentado neste uso e que oferece maior produção para usinas de cana que operam com a necessidade de desafogar o retorno e alimentar a caldeira com bagaço 24 horas por dia. Além disso, a pá-carregadeira para esta aplicação vem configurada com um eixo traseiro desenvolvido especificamente para este equipamento, um sistema automático de reversão do ventilador do motor para expulsar resíduos acumulados, controle de patinagem das rodas para oferecer melhor tração e menor desgaste dos pneus e os pré-filtros adequados. Todas estas características tem o objetivo de oferecer maior produtividade, aumento da disponibilidade mecânica e redução dos custos operacionais.
“Este modelo traz todos os demais benefícios da nova série K-II de pás-carregadeiras John Deere, como a economia de combustível e a agilidade, que são itens fundamentais em qualquer operação, seja agrícola ou de construção” explica Roberto Marques, diretor de Vendas da divisão de Construção & Florestal da John Deere Brasil. “A nova versão para bagaço de cana possibilita até 10% de redução de consumo de combustível e ciclos até 5% mais rápidos em comparação ao modelo anterior graças a mudanças na transmissão”, complementa Marques.
“A transmissão passa a oferecer cinco velocidades como padrão e um inovador sistema de neutralização adaptativa, com o qual a máquina neutraliza a transmissão de forma automática, assegurando maior eficiência na operação”, detalha o diretor.
Os itens de segurança trazem partida sem chave e opcional de câmera traseira com sistema de detecção de objetos Radar (RODS). Elas também possuem um sistema padrão de filtragem e resfriamento dos eixos no modelo 624K-II.
A manutenção das máquinas é facilitada por causa do exclusivo sistema Quad-Cool™, que posiciona os radiadores em formato de caixa para assegurar maior eficiência nas trocas de calor e acesso à limpeza facilitado, mesmo em ambientes de alta densidade de resíduos, como no manejo de bagaço de cana.
Estes equipamentos possuem ainda o sistema JDLink™, uma solução de telemática, que permite o gerenciamento das operações de qualquer lugar, a qualquer instante, a partir de uma conexão com a internet. A capacidade de coletar e processar as informações possibilita que os clientes gerenciem a disponibilidade, o desempenho e os custos de produção das máquinas e do negócio, alem de terem melhores diagnósticos remotos e receberem alertas de manutenção preventiva. A Pá- Carregadeira 624K-II versão bagaço de cana, assim como as outras pás-carregadeiras da John Deere, é produzida no Brasil, na fábrica localizada em Indaiatuba (SP), o que possibilita o financiamento por meio dos programas de crédito governamentais voltados à aquisição destes equipamentos.
Constantes investimentos
A divisão de Construção da John Deere está presente no Brasil há seis anos. Em 2011, a empresa iniciou o investimento de 180 milhões de dólares na construção de duas fábricas do segmento em Indaiatuba (SP). Inauguradas em 2014, as unidades destinam-se à produção de diversos modelos de equipamentos, tais como retroescavadeiras, pás-carregadeiras, tratores de esteira e escavadeiras. Desde então, a John Deere vem ampliando o portfólio de produtos fabricados ou comercializados no Brasil, para atender a todos os perfis de clientes e possibilitar, no caso das máquinas fabricadas em Indaiatuba (SP), o acesso aos programas de financiamento nacionais.
Fonte: Deere.com