Produtividade, economia e eficiência, são atributos que todo Produtor busca em um Trator. Mas para manter o bom funcionamento do maquinário agrícola, um dos pontos cruciais é a manutenção de seus pneus.
Por conta disso, é necessário um cuidado redobrado, quando estamos falando desses acessórios indispensáveis para o campo. Sua manutenção pode ocorrer de duas formas:
- Preventiva;
- Corretiva.
Indicamos sempre realizar a 1ª opção, pois quando evitamos possíveis problemas, os custos da operação podem ser bem menores, além de, prolongar a vida útil do equipamento.
Confira abaixo, 5 dicas indispensáveis:
- Fazer a calibragem dos seus pneus conforme as orientações do fabricante.
Compactação do solo está diretamente ligada à má calibragem dos pneus, e por esse motivo, é importante seguir as recomendações do fabricante.
Caso o pneu fique abaixo da pressão indicada:
- Deformação do pneu;
- Perda da Capacidade de tração;
- Marcas do pneu no solo – footprint (pegada do pneu no solo)
- Rim Slip (pneu corre fora do aro).
Caso o pneu fique acima da pressão indicada:
- Apresentará formato oval;
- Desgasta com mais rapidez e de forma irregular;
- Diminui consideravelmente a forma de tração.
A pressão correta de inflação, garante um desempenho melhor do trator agrícola, prolonga a vida útil da peça, apresenta uma tração adequada e a carga será mais bem distribuída.
- Monitore a pressão interna dos seus pneus.
Ainda que siga a calibragem correta do fabricante, é necessário controlar a pressão semanalmente. Usando um medidor de pressão, esse procedimento se torna mais fácil. Além disso, faça a verificação sempre antes de iniciar as operações do campo, pois isso auxiliará o melhor desempenho da máquina.
- Calcule o índice de patinagem.
A patinagem nada mais é que o deslizamento decorrente da transmissão da força das rodas traseiras para o solo.
O problema no excesso de patinagem, é que ele retira a força de tração da máquina, contribuindo para o aumento no consumo de combustível, reduzindo o rendimento e desgasta os pneus e outros componentes mecânicos. Esse índice pode estar relacionado tanto à distribuição irregular de peso quanto à má calibração do pneu.
A patinagem zero ou maior que 20% são problemas comuns do campo, e você pode a determinar com alguns cálculos. Entre em contato com nossos especialistas para te auxiliar.
- Avalie se esta hora de trocas.
Não hesite em trocar os seus pneus. Independentemente da frequência e do tipo de manutenção preventiva realizada, uma hora é necessário a sua troca. Fatores como tipo de cultura, porte da máquina e região também interferem na durabilidade da peça, que tem vida útil. Você pode perceber que está na hora de trocar os pneus agrícolas de duas maneiras:
- avaliação visual: observe se as barras de tração estão desgastadas (uma redução maior do que ¼ em relação a pneu novo já pode evidenciar a necessidade de troca);
- comportamento do veículo: redução na capacidade de tração pode ser um indício de que a peça já chegou ao limite.
- Conte com especialistas para serviços de montagem, desmontagem e reparação.
A trocar de pneus agrícolas é um procedimento perigoso, exigindo que somente mão de obra especializada realize o serviço.
Procure profissionais capacitados, que vão garantir um excelente serviço, a instalação de forma correta, além de assegurar a proteção de todos os envolvidos
Aproveite nossas condições especiais de Pneus Agrícolas, e comece o ano com o pé direito em sua fazenda.
Ficou com dúvidas? Então, entre em contato conosco!